sexta-feira, 28 de abril de 2023

Escola Militar chegará em Parnarama, trazendo consigo segurança e educação de qualidade.

  


Em tempo em que está em alta a discussão sobre a segurança de alunos em sala de Aulas, o prefeito de Parnarama Raimundinho Silveira conseguiu a primeira escola Militar do município. 


Embora alguns pais e até mesmo especialistas em ensino critiquem disciplinas mais rígidas, podemos dizer que esse modelo é o caminho para a formação de cidadãos de bem. Além do fardamento e da necessidade de manter cabelos alinhados e nada de piercings ou tatuagens à mostra, a educação também é diferenciada.


Um aluno que é suspenso por indisciplina, por exemplo, em escolas comuns, fica em casa, sem fazer nada, ou pior, na rua. Na escola militar, a suspensão é cumprida em outra sala da própria instituição, onde o aluno permanece estudando e refletindo sobre o que fez. O uso de celular em sala de aula também é restrito, para evitar distrações. Se você tem dúvidas quanto aos resultados do modelo, analise as pessoas de sucesso que você conhece: certamente, elas têm algo em comum — a disciplina.


Um grande diferencial das escolas militares também é o leque de opções de atividades que elas oferecem aos alunos. Eles têm a possibilidade de participar de atividades de esporte, lazer e cultura, fazer aulas de reforço e deixar fluir o seu talento para a arte, pela participação em oficinas relacionadas ao tema.


tempo todo, busca levar o aluno a enxergar a escola como um ambiente que lhe proporciona crescimento e oportunidade de fazer o que gosta. Dessa forma, as crianças e jovens são atraídas a passar mais tempo em contato com as normas de educação adotadas pela instituição. Aliás, quem estudou em uma escola militar certamente optará por uma instituição de ensino superior que segue os mesmos modelos.


Preparo dos docentes

Se a disciplina exigida para o aluno acontece nesses níveis, é preciso contar com professores preparados para reproduzi-la. O processo seletivo para contratação visa buscar profissionais aderentes a filosofia militar e, embora isso não seja regra, a maioria dos professores têm especialização, mestrado, doutorado e formação em outras áreas.


Além disso, o professor precisa acreditar no modelo de educação que propaga e dominar perfeitamente o conteúdo que leciona. Colégios militares também são rígidos em relação aos seus profissionais, o que significa que, diante da percepção de alguma inadequação, o afastamento pode acontecer. Tudo isso para garantir a qualidade do ensino que é oferecida.


Boa estrutura física

Se a escola militar oferece tantas atividades extracurriculares, é preciso contar com uma estrutura adequada para isso. Tal pensamento é o que leva essas escolas a se instalar em prédios amplos e bem equipados. Laboratórios, piscinas e salas de aula diferenciadas e informatizadas costumam ser características comuns a essas instituições.


A disciplina das atividades também engloba a valorização da limpeza e a conservação dos espaços da escola: muitas vezes, os próprios alunos são responsáveis por manter o ambiente de estudo limpo e os materiais e equipamentos de uso comum organizados. Além de ajudar na conscientização, essa conduta leva a um ambiente agradável para eles próprios.


Dedicação dobrada aos estudos

Na escola militar, não existe matéria “menos importante”. Arte e filosofia têm o mesmo peso e reprovam da mesma forma que matemática e português. E isso também acontece na faculdade — esse aspecto leva o aluno à necessidade de dedicar mais tempo aos estudos, já que não será possível hierarquizar ou classificar as matérias em um grupo das que é necessário estudar mais e outro das que não o é.


A participação da família se torna também importante, no sentido de orientar o aluno a dedicar-se, não só para ser aprovado, mas para aprender, de fato, conteúdos que certamente farão a diferença em sua vida profissional futura. Ou seja, a disciplina também está presente no modelo de estudos.


Fonte Blog do Ezequias Martins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário