quinta-feira, 30 de maio de 2024

Gestão de Lėcio Gustavo leva esperança aos moradores do Vale do Gurguéia em Alvorada do Gurguéia

 




 Mais uma jogada de mestre que gerou um gol de placa carregado de esperança e novas pespectivas feito pelo prefeito Lėcio Gustavo,MDB de Alvorada do Gurguéia, no sul do Estado do Piauí. 

A gestão deste grande líder que está fazendo toda diferença, realiza  sonho de muitos pais de família, ao entregar título de terras ao assentados do Vale do Gurguéia .

Isso é resgatar a autoestima e dignidade de um povo e garantir oportunidade e renda. 

Está valendo apena o Lėcio Gustavo existir e ter sido eleito prefeito de Alvorada do Gurguéia.

Olho no vídeo, Olho no olhar esperançoso de um povo. 




Lécio Gustavo participou das homenagens ao vaqueiro Zé Pinheiro, na visita de Sétimo dia

 


O prefeito de Alvorada do Gurguéia no Estado do Piauí, Lécio Gustavo,MDB, não é só um bom gestor e construtor do passado, presente e futuro do seu povo, mas um jovem sensível as causas de sua gente em todos os sentidos. 

A sua presença na missa de sétimo dia do vaqueiro Zé Pinheiro,mostra esse seu lado humano, amigo de todas as horas do seu povo. 

Lécio levou à família e amigos deste que em vida foi um grande amigo,pai, esposo e bom vagueiro, um abraço de solidariedade e  consolo.

Lėcio Gustavo, este jovem líder que faz uma gestão como ninguém em Alvorada do Gurguéia, não deixa ninguém para trás. 

Hoje, terça-feira (28), estive na Visita de Sétimo Dia em memória do nosso querido e eterno vaqueiro, Zé Pinheiro," disse o prefeito Lėcio Gustavo.


Veja em vídeo, a forma marcante das homenagens a Zé Pinheiro.





A REFORMA TRIBUTÁRIA E SUA RELAÇAO COM OS MUNICIPIOS

             




Artigo de Dr. Valmir Falcão. 

Na XXV Marcha a Brasília em defesa do municipalismo, promovida pela CNM- Confederação Nacional dos Municípios   realizada entre os dias 20 a 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções,  uma dos temas que chamou bastante atenção dos participantes,  ( quase 11 mil inscritos) com a presença de  prefeitos, vereadores e autoridades , foi a regulamentação da Reforma Tributária, através da EC - Emenda Constitucional nº 132, uma reforma ampla com alteração de todo o sistema tributário nacional com a unificação de cinco tributos  ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS  em uma cobrança única com a criação do  – CBS- ( contribuição sobre Bens e Consumo ) e  o IBS ( imposto sobre Bens e Serviços ) 

Há mais de três décadas que se discute no Brasil uma reforma que aproxime nosso sistema de tributação dos modelos mais modernos de Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Alguns impostos brasileiros, como o ICMS, criado em 1966, foram até inspirados nas primeiras experiências de IVA, como o francês, que data de 1954, mas enquanto os outros países (começando pela própria França) fizeram vários movimentos de aperfeiçoamento em seus sistemas de tributação do consumo, o Brasil literalmente parou no tempo.

No caso da tributação do consumo, por sua vez, sempre houve uma espécie de unanimidade entre economistas e especialistas na área, sobre a pertinência de adoção de um modelo de VA puro; ou seja, um imposto sobre bens e serviços de base ampla, não-cumulativo e cobrado no destino; ou seja, no local de consumo, em linha com as experiências internacionais.

Em que pese as divergências entre escolas de pensamento em torno de um tema na área de tributação e finanças públicas, a reforma tributária  obteve  apoio majoritário do Congresso Nacional e dos entes federados.

O nosso sistema tributário brasileiro apresenta graves defeitos, entre eles,  a fragmentação da base tributária (com bens sendo tributados pelo ICMS e os serviços pelo ISS em geral), heterogeneidade expressiva de carga tributária entre diferentes bens e serviços sem qualquer justificativa plausível, além da chamada cumulatividade, da complexidade do sistema com suas múltiplas exceções e do enorme custo em termos de contencioso administrativo e judicial.

Sem falar nas injustiças sociais e federativas geradas por esse modelo, que não entrega as receitas para o local onde vivem as pessoas que pagaram pelos impostos, mas para o Estados federados e os municípios em que estão instaladas as empresas e, as vezes, apenas uma sede de fachada para tirar vantagem de algum benefício fiscal. É o que ocorre, por exemplo, com alguns bancos e operadoras de cartão de crédito, que fixaram sede em Barueri e Poá, no interior de São Paulo, apenas para recolher um ISS menor, prejudicando os demais municípios do Brasil. 

O detalhe é que o imposto pago por todos os brasileiros sobre as tarifas bancárias, taxas de cartão e taxas de administração dos fundos de investimento hoje é quase totalmente concentrado na capital paulista e nestas cidades do seu entorno. Assim como uma grande parcela da cota-parte do ICMS (25%) devida aos municípios é concentrada por cidades em que estão instaladas grandes empresas, refinarias de petróleo e hidrelétricas, embora seus trabalhadores muitas vezes vivam e demandem serviços públicos em outros municípios

Eis  principais eixos aprovados na Reforma Tributária: 

1) Unificação das bases tributárias de bens e serviços, consubstanciado na fusão de tributos como o ICMS estadual e o ISS municipal, além dos tributos federais (PIS/Cofins), submetidos todos a um regramento infraconstitucional o mais uniforme possível, mesmo no caso de um IVA dual, em que o imposto federal permaneceria formalmente separado do subnacional.

2) Adoção da plena não-cumulatividade, o que significa que todo imposto recolhido no meio da cadeia produtiva deve gerar crédito, de modo que a incidência efetiva se aproxime do consumo final.

3) Aplicação do princípio do destino, segundo o qual o imposto pertence ao local em que ocorre o consumo.

4) Adoção de uma alíquota padrão para a grande maioria dos bens e serviços, restringindo ao máximo as previsões de aliquota reduzida e tratamentos diferenciados e buscando mitigar a regressividade por meio de mecanismos modernos desoneração personalizada; ou seja, devolução do imposto para as pessoas (cashback).

No geral, a reforma aprovada ainda representa um enorme avanço, tanto para a economia brasileira, como também para a federação. Os estudos mostram que as desigualdades federativas, tanto interestaduais quanto principalmente na esfera municipal, serão significativamente reduzidas, com uma melhor distribuição da arrecadação entre os 5.570  municípios do Brasil, ocasionando uma melhor distribuição por habitante .

Na gestão do IBS ( Imposto sobre Bens e Serviços) os entes federados estão em igualdade. E isso é  bom para os municípios.  Será um processo gradual, com uma transição até 2033  (2025- fase de teste; 2027 inicio da cobrança  dos tributos federal; 2028 e 2029 transição do ISSQN para IBS com a diminuição da  alíquota ano a ano ;  2033 cobrança do IBS  pleno),o que vai resultar na revogação dos códigos tributários dos municípios e  as legislações do ICMS nos Estados,   com a  promulgação da Lei Complementar. em 500 artigos sobre a temática. 

O  importante é  ampliar a produtividade econômica e proporcionar maior equidade de tratamento à população das distintas cidades do país.


Valmir Martins Falcão Sobrinho 

Advogado e Economista 

sábado, 25 de maio de 2024

Famem Mobiliza prefeitos maranhenses em Brasília…

 

Presidente da federação municipalista, prefeito Ivo Rezende foi empossado na vice-presidência da Confederação Nacional dos Municípios e liderou os gestores do estado nas reuniões com deputados, senadores e ministros na capital federal





Prefeitos do Maranhão participaram da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, iniciada nesta terça-feira, 21, e que encerra amanhã, 23 de maio. O evento reuniu mais de 10 mil gestores em um espaço para o fortalecimento, assim como a integração das reivindicações municipais junto ao executivo, legislativo e judiciário. Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha destaca-se pela representatividade e articulação política dos gestores, evidenciando a participação dos prefeitos maranhenses.

A posse de Ivo Rezende, prefeito de São Mateus, como vice-presidente da CNM, na noite de segunda-feira, 20, consolidou o espaço conquistado nacionalmente pelas lideranças municipais do Maranhão. Em sua fala, o também presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) destacou.

Os gestores dos municípios brasileiros credenciaram nossa presença na diretoria da CNM por meio do voto, e os prefeitos do Maranhão assinaram a unidade da nossa gestão à frente da Famem, que também atuou como articuladora para a realização deste que é o maior evento municipalista do mundo. Estou comprometido em contribuir para conduzir a CNM neste triênio 2024-2027, sob a liderança do presidente Paulo Ziulkoski”, afirmou.

O Maranhão tornou-se referência nacional entre os municípios, destacando-se não apenas pela presença na diretoria da CNM, mas também pelas vitórias conseguidas na gestão atual da Federação, em parceria com a CNM. Essas conquistas refletem o papel político e articulatório desempenhado pelos gestores municipais maranhenses, que influenciaram nas pautas nacionais junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário.

O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, também ressaltou a importância da Famem no evento, afirmando: “Na Marcha, temos a oportunidade de reivindicar que os recursos cheguem aos nossos municípios. Com políticas públicas eficazes, podemos atender às demandas da população, algumas das quais já foram ouvidas pelo governo federal. Portanto, é de suma importância a presença da Famem e do nosso presidente Ivo neste momento para o Brasil. Parabéns também a todos os prefeitos do Maranhão”, enfatizou.

Abertura oficial 


Durante a solenidade de abertura da Marcha, na terça-feira, 21, o presidente Lula fez importantes anúncios. Declarou o compromisso do governo federal em defender medidas que viabilizem a desoneração da folha de pagamento, trazendo alívio financeiro aos municípios brasileiros. Em seu discurso, Lula destacou a urgência da aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.847/2024, que visa incluir as demandas da desoneração e será apreciado pelo Congresso Nacional antes do término do prazo da alíquota de 8%.

Além disso, Lula mencionou novos prazos e condições para o financiamento de dívidas previdenciárias e pagamento de precatórios, incluindo a renegociação de juros e um teto máximo de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) dos municípios. Essas medidas visam proporcionar maior estabilidade financeira às administrações municipais e impulsionar o desenvolvimento local.

Já o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, ressaltou a necessidade de uma discussão ampla da Reforma da Previdência, enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, enalteceu o trabalho da CNM nas aprovações de propostas na Casa Legislativa, destacando a importância da parceria entre o poder público e as entidades municipais.

Ao término do dia, a bancada federal do Maranhão, liderada pela senadora Eliziane Gama, realizou uma reunião estratégica para deliberar e coordenar ações conjuntas entre o Congresso, o Governo Federal e a Famem. Nesse encontro, estiveram presentes Washington Oliveira, atuando como representante do governador Carlos Brandão, os ministros André Fufuca (Esportes) e Juscelino Filho (Comunicações), além de deputados federais.

Da assessoria

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Lécio Gustavo recebe premiação em Brasília, pelo bom desempenho da APPM nas causas municipalistas

 




A XXV Marcha a Brasília em defesa dos Municípios terminou ontem quinta feira 23, mas está deixando saudades e muitos frutos e conquistas na causa Municipalista. 

A APPM- Associação de Municípios do Piauí em seu segundo ano consecutivo faz bonito e se consolida como a Guardiã dos municípios do Estado. 

Toinho da Caridade não é só caridoso, mas atencioso e autêntico na luta pelas pautas municipalista 

Essa metodologia de gestão interiorizando as ações da APPM pelas mais diversas regiões do Estado,  Lécio Gustavo o líder emergente do sul entra em ação a passa na condição de vice ser um dos principais articuladora com Toninho, Presidente da APPM e prefeito de Caridade e demais lutadores pelo municipalismo, uma gestão diferenciada.

Numa articulação forte na reunião de Bancada e em outras ações junto aos prefeitos do Piauí a APPM foi dez e merece reconhecimento.

Lécio Gustavo,  prefeito de Alvorada do Gurguéia, o líder jovem emergente do sul do Piauí, tem a nobre missão de receber em nome da Entidade uma premiação na Stand do Branco do Brasil, no lançamento do Projeto Brasil Sustentável.


"Na última quarta-feira (22), a APPM recebeu homenagem durante o lançamento do Projeto Brasil Sustentável durante a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios durante o lançamento do Projeto Brasil Sustentável. Essa importante iniciativa, promovida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e com o apoio do SEBRAE, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável em todas as regiões do país.


“Estamos aqui recebendo esse prêmio em nome do nosso presidente Toninho e representando todos os prefeitos do nosso Estado do Piauí. Buscamos levar a sustentabilidade aos municípios, já com projetos em andamento em cidades como Teresina, Picos e Floriano, e estamos determinados a avançar cada vez mais. Quero expressar minha sincera gratidão por esta honra”, afirmou o prefeito de Alvorada do Gurgueia, Lécio Gustavo, representando o presidente da APPM, Toninho de Caridade. 


A APPM para dá visibilidade, representatividade e um ponto de apoio aos prefeitos do Piauí monto nas Marchas um stand que também divulga e promove a cultura, culinária e as belezas do Piauí.


Olho no vídeo, Olho na cena. 


Fonte Blog do Ezequias Martins 


terça-feira, 21 de maio de 2024

Na abertura da XXV Marcha a Brasília em defesa dos municípios, Lécio Gustavo tem audiência com Senador Marcelo Castro



O prefeito Lécio Gustavo, de Alvorada do Guurguéia PI participa da XXV Marcha a Brasília em defesa dos municípios.  

Nesta segunda-feira 20, na abertura oficial do maior Congresso Municipalista da América Latina,  o vice-presidente da APPM- Associação de Municípios Piauienses esteve em uma importante audiência no Senado federal, com o senador Marcelo Castro. 

Em sua redes sociais, Lécio Gustavo fala deste momento importante para Alvorada do Gurguéia. 

"Hoje (20/05), estive no Senado com o senador Marcelo Castro, onde reafirmamos nossa parceria para o benefício da população. Como presidente do MDB, o senador tem sido um importante aliado na busca por mais recursos e investimentos para nossa cidade.


Além disso, aproveitei a oportunidade para conversar sobre minha pré-candidatura e contar com o apoio do senador. Acredito que, com a união de forças, podemos trabalhar juntos para trazer mais benefícios e melhorias para a nossa população.


Seguirei cumprindo minha agenda em Brasília, durante a Marcha dos prefeitos e sempre buscando novas parcerias e soluções para as demandas do nosso município," escreveu em suas redes sociais,  o prefeito de Alvorada do Guurguéia, Lécio Gustavo. 


O renomado advogado tributarista do Piauí e Maranhão,  Dr. Valmir Falcão acompanhou o prefeito de Alvorada do Gurguéia nesta conversa com o Senador Marcelo Castro do MDB do Piauí. 

Veja em vídeo um pouco como foi a audiência. 





domingo, 19 de maio de 2024

Luis Fernando, Secretário de Saúde de Grajaú janta com os médicos que prestam serviços ao município



Luis  Fernando,  secretário Municipal de Saúde do município de Grajaú é  um jovem líder de visão ampla e administrativa.  Sua gestão na Saúde de Grajaú fez e continua fazendo toda diferença.  


Como pré-candidato a prefeito de Grajaú ele sente o peso da responsabilidade de suceder Mercial Arruda,  líder respeitado na região central do Estado, um dos mais longínquos do Maranhão, que inova e Revoluciona em gestão pública.  

Um jantar com os médicos que prestam serviços ao município de Grajaú na saúde pública foi um evento lindo e importante do ponto de vista da pré-campanha de Luis Fernando. 

O prefeito Mercial Arruda se fez presente ao jantar. 


"Como Secretário de Saúde, sinto imensa gratidão por ter participado ontem, 16/05, desse jantar tão emocionante com os médicos e médicas do nosso município. Muito obrigado por tudo e seguimos juntos," diz ele. 


Dê uma olhada no vídeo do evento.



Terço leva multidão à residência do empresário Juvenal Silva em Parnarama!!




O empresário de Parnarama Juvenal Silva já mostrou de várias formas que tem muitos amigos em Parnarama.  A multidão em seu tradicional terço a Nossa Senhora de Fátima em sua residência é mais uma comprovação do que estamos falando.  

O secretário municipal de Planejamento Breno Silveira esteve presente ao ofício religioso e ao lado do anfitrião e demais integrantes da família recepcionou os convidados. 


Juvenal Silva feliz pela presença dos amigos fez seus agradecimentos. 


"Agradecemos a presença de todos os amigos presentes na nossa residência para Rezar o Terço em honra a Nossa Senhora de Fátima que realizamos tradicionalmente no mês de maio .

A presença de vocês nesse momento de devoção e fé deixa nossos corações cheio de gratidão!

Juvenal Silva e Família", escreveu em suas redes sociais, Juvenal Silva, empresário de Parnarama e pré-candidato a prefeito apresenteado pelo grande líder Raimundinho Silveira, prefeito 6 vezes do município. 











sábado, 18 de maio de 2024

" Minha terra é aqui", disse Dona Lenilce Arruda, Primeira Dama de Grajaú, ao receber uma Moção de Aplausos, da Câmara Municipal do Município!!



A Câmara Municipal de Grajaú homenageiou a Primeira Dama do Município,  Dona Lenilce Arruda,  com uma Moção de Aplausos, por tudo que ela representa para Grajaú e sua gente. 

A solenidade foi carregada de muito simbolismo e emoção.  O gesto de gratidão da homenageada pela honraria foi o destaque do histórico momento. 

O prefeito, Mercial Arruda, um esposo presente e que sempre se mostrou orgulhoso com a esposa que tem usou as suas redes sociais para compartilhar esse importante momento para a família Arruda. 

" Minha querida Lenilce, minha companheira de vida, foi homenageada com uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal! 


Lenilce, minha eterna amada, cada dia ao seu lado é uma bênção. Te amo mais do que palavras podem expressar! 🌹❤️🌴 #Gratidão #AmoMinhaVelhinha #MinhaAmada", escreveu o grande líder político e poeta da região central do Maranhão, Mercial Arruda.






 

Veja em vídeo um pouco da grande festa.


 

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Zé Reis tem importante audiência com representantes do Governo Brandão



Virou assunto principal nas redes sociais  e rodas de conversas em Aldeias Altas, a Audiência que o ex-prefeito de Aldeias Altas e líder político Zé Reis teve com os representantes do Governador Carlos Brandão PSB.  

Zé Reis foi chamado a São Luis pelos representantes do Governo do Estado para uma conversa sobre o apoio do Palácio dos Leões a seu projeto político no município.  

Em suas redes sociais o grande líder compartilhou este importante momento com seus amigos. 

 "Irmãos, tive o privilégio de me reunir com representantes do Governo do Estado, que declararam total apoio à nossa pré-campanha para retomar a prefeitura de Aldeias Altas. Este encontro simboliza um marco importante, reafirmando nosso compromisso mútuo com o progresso e a melhoria contínua da nossa cidade.

Conto com você para reconstruir e revitalizar nossa querida cidade. Vamos, com esperança e trabalho duro, transformar Aldeias Altas em um lugar onde todos prosperam. 🏗️📚💉#AldeiasAltas #Progresso #Educação #Saúde #Infraestrutura #Eleições2024", escreveu Zé Reis. 

Por tanto Zé Reis vai receber em Aldeias Altas o apoio de Brandão para retornar ao comando do município e recolocar o município nos trilhos do desenvolvimento...


Olho no vídeo, olho nas cenas...